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Como Elaborar Uma Pesquisa De Mercado Pdf [PATCHED] Free



Construir uma boa pesquisa de mercado é um dos primeiros passos para realizar ações mais eficazes e focadas nos principais objetivos da empresa. Utilizar como base algum exemplo de pesquisa de mercado pronta pode ajudar (e muito!) nesse processo.




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Mas lembra que comentamos que esses apps aliados a uma boa pesquisa de mercado são mais eficientes? Então não sai daqui sem antes conferir os três principais exemplos de pesquisa de mercado pronta!


Antes de descobrir qual é o exemplo de pesquisa de mercado pronta mais adequado aos seus objetivos é preciso reconhecer os tipos de perguntas dessa pesquisa. Existem diversos modelos, desde o formato simplificado da famosa pesquisa de NPS até longos questionários estruturados sobre participação de mercado ou perfil de público-alvo.


Agora que você já compreendeu as principais razões para fazer uma pesquisa de mercado e conheceu exemplos de perguntas que aparecem nesses modelos e a diferença entre pesquisas qualitativas e quantitativas, chegou o momento de te apresentar alguns exemplos de pesquisa de mercado pronta.


Estes foram apenas alguns exemplos de pesquisa de mercado pronta para você ter uma ideia do tipo de pergunta que pode fazer e o que elas indicam. Para começar a criar a sua pesquisa, você pode usar o Typeform e o Google Forms.


E se você já usa o Typeform ou o Google Forms em seu negócio, temos uma boa notícia! Você pode integrar suas perguntas para pesquisa de mercado, e muitas outras que já faz, com diversos outros apps, conseguindo muito mais produtividade para sua empresa.


O curso Análise de negócio oferece informações sobre como elaborar e aplicar uma pesquisa de mercado contemplando todas os conhecimentos necessários para a tomada de decisão empresarial. Está preparado?


7 7 Informações sobre o Sebrae Minas O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) é uma entidade civil sem fins lucrativos, que funciona como Serviço Social Autônomo. Criado pela Lei nº 8.209, de 12/4/90, e regulamentado pelo Decreto nº , de 9/10/91, a instituição está vinculada ao Sistema Sebrae, que tem ramificações em todo o Brasil. O Sebrae-MG atua na busca da redução e racionalização da carga tributária e da burocracia. Em consonância com as políticas nacionais, regionais e estaduais de desenvolvimento, oferece uma variada gama de serviços aos empresários e pessoas interessadas em iniciar o próprio negócio. Por meio de parcerias com municípios, instituições e entidades empresarias, o Sebrae- MG define e elabora estratégias de desenvolvimento, apoiando setores que precisam se tornar mais competitivos. Com programas específicos, estimula a cultura da cooperação, além de facilitar o acesso às tecnologias e ao crédito. Para orientar o empresário no processo de gestão e obtenção de melhores resultados empresariais, o Sebrae Minas dispõe de consultores especializados em diversas áreas, entre as quais finanças, custos, produção, marketing, pesquisa de mercado, franquias, recursos humanos, qualidade e jurídico-tributária. Estímulos aos negócios O Sebrae-MG também apoia projetos desenvolvidos em incubadoras de empresas, em parceria com institutos de pesquisas, universidades e iniciativa privada. Para gerar novos negócios, parcerias e intercâmbios, o Sebrae promove inúmeros eventos, como feiras, encontros e missões empresariais, rodadas de negócios, seminários técnicos e comerciais, aproximando quem quer comprar de quem precisa vender, viabilizando parceiras, ampliando e otimizando oportunidades. Oferece soluções em educação empreendedora, por meio de treinamentos, atendimentos individualizados presenciais e a distância e programas para melhoria dos processos gerenciais e desenvolvimento de habilidades de liderança e do comportamento empreendedor. E na preparação de futuros gerentes e empresários, a entidade mantém escolas de formação gerencial de ensino médio, com habilitação técnica em Administração. Todos esses produtos e serviços estão à disposição dos empresários e empreendedores por meio da Rede Sebrae de Atendimento, presente em todo o Estado ou via internet ( ou pela Central de Orientação Empresarial CORE (31)


10 10 Introdução A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para que você obtenha informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do seu negócio. Atualmente, ela está ao alcance das pequenas empresas e pode ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados, empresas juniores compostas por estudantes universitários ou, realizadas pelo próprio empresário e seus colaboradores. Dependendo da complexidade da pesquisa, é fundamental que se contrate uma instituição capacitada. A proposta desse Manual não foi a de esgotar o conteúdo, mas sim de desenvolver um material que o ajudará a compreender como e quando formular, aplicar e analisar pesquisas para o seu negócio. Nesse sentido, serão apresentados os tipos de pesquisas mais utilizados para micro e pequenas empresas, como as pesquisas para implantação de novos negócios e pesquisas aplicadas em empresas já existentes. Com isso, esperamos que você aproveite ao máximo este Manual e o utilize como ferramenta de apoio para abrir ou ampliar o seu negócio.


12 12 Entendendo a Estrutura da Pesquisa de Mercado Estruturamos nesse manual nove passos para que você possa realizar sua Pesquisa de Mercado. Acompanhe-nos: 1º Passo: Definição do público-alvo e objetivos da pesquisa Qual a real necessidade e os motivos que o levaram a realizar essa pesquisa? No início dessa caminhada a definição dos objetivos será muito útil. 2º Passo: Definição da coleta dos dados Nessa etapa, você definirá como irá levantar os dados de sua pesquisa. 3º Passo: Definição do método de pesquisa de dados primários Qual o tipo de pesquisa mais adequado ao seu propósito? Defina os procedimentos para a sua realização. 4º Passo: Definição da amostra Conhecimento do tamanho do público a ser pesquisado. 5º Passo: Elaboração dos instrumentos de pesquisa Nessa etapa você aprenderá a elaborar questionários, formulários e roteiros de pesquisas. 6º Passo: Aplicação da pesquisa A forma como será abordada, garantirá o bom desempenho da sua pesquisa. 7º Passo: Tabulação dos dados Chegou a hora de reunir os dados e trabalhá-los de maneira a facilitar a sua análise. 8º Passo: Elaboração do relatório final A elaboração do relatório final lhe permitirá analisar os dados obtidos na pesquisa e identificar aspectos relevantes para a tomada de decisão. 9º Passo: Tomada de decisão Com os resultados obtidos a partir da pesquisa será possível determinar as ações necessárias em benefício do seu negócio.


14 14 Elaborando a Pesquisa de Mercado para o seu Negócio Agora que você está familiarizado com as etapas que seguiremos ao longo do Manual, vamos dar início à elaboração da sua Pesquisa de Mercado. 1º Passo: Definição do Público-alvo e dos Objetivos da Pesquisa O que é e como fazer Tem o propósito de identificar o público para quem a pesquisa deverá ser aplicada e definir seus objetivos para estabelecer o que você pretende alcançar. Já a definição dos objetivos é um processo no qual se estabelece o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa (objetivo geral ou primário). Os objetivos secundários definem aspectos que contribuem para o alcance do objetivo geral, pois detalham questões que deverão ser pesquisadas, particularizadas e direcionadas. Fique de olho A pesquisa deve partir de uma real necessidade de informação, de uma situação onde há dúvidas a serem respondidas. Nada melhor para medir o grau de satisfação do cliente do que a Pesquisa de Mercado. Demonstra uma preocupação com a qualidade do seu serviço e serve para manter a fidelidade de sua clientela. Exemplo Vamos conhecer melhor a história do Sr. Manoel construindo seu sonho de ser proprietário de uma padaria. A partir do exemplo dado, você deverá preencher os formulários propostos na seção Hora de Praticar e exercitar como seria aplicado no seu negócio.


15 15 O Sr. Manoel sempre quis ter um negócio próprio e garantir o futuro de sua família. Casado há 40 anos com Dona Zilda e com três filhos, ele saiu de uma grande empresa onde trabalhou durante 20 anos pelo programa de demissão voluntária. A oportunidade bateu-lhe à porta no momento em que passou a perceber que na região onde morava havia apenas uma padaria que não abria aos domingos, os preços eram altos e a variedade dos produtos limitada. Como ele vinha de uma família de padeiros e tinha muitos conhecimentos na área de panificação, passados a várias gerações, ocorreu investir o seu dinheiro em uma padaria naquela região. Determinado a abrir o seu negócio decidiu procurar o Sebrae onde foi orientado a fazer o seu Plano de Negócio, uma ferramenta que possibilita ao futuro empresário analisar o negócio pretendido e sua viabilidade direcionando melhor os seus esforços. No momento em que começou a trabalhar em seu plano, deparou com a necessidade de realizar pesquisas de mercado, pois ainda faltava-lhe dados para compor o seu plano. De acordo com as orientações recebidas, sabia que, ao abrir um negócio como esse necessitava de fazer pesquisas sobre: Perfil do consumidor, necessidades e desejos dos mesmos Concorrência Fornecedores Localização da padaria Dessa forma, iniciou o seu trabalho de pesquisa:


19 19 Hora de praticar Tomando como exemplo a pesquisa do nosso personagem português, defina o público-alvo a ser pesquisado se for o caso e os objetivos de sua pesquisa. PÚBLICO-ALVO: OBJETIVO PRINCIPAL: OBJETIVOS SECUNDÁRIOS: Público-alvo definido e objetivos traçados, você precisa saber como levantar os dados para a sua pesquisa, como veremos a seguir. 350c69d7ab


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